EXPOIPIRÁ 2022
Exposição Virtual de Caprinos & Ovinos
Cepea/Esalq divulga índices de preços pago ao produtor em junho.



NOTÍCIAS

17/04/2019

Procriar promove melhoramento na produção de caprinos

.


Contribuir com os produtores rurais nas comunidades de Vitória da Conquista e também de municípios da região tem sido uma das tarefas que o programa de Apoio à Caprinovínocultura (Procriar) vem desenvolvendo na Uesb. Recentemente, com o projeto piloto, intitulado “Transferência de Embriões Caprinos”, o Programa pôde colaborar com a melhoria da qualidade de cabras na região de Mirante.

A pesquisa, coordenada pelo professor Jurandir Cruz, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), é realizada por meio da escolha de dois reprodutores caprinos do projeto com uma genética avançada para a fecundação. Com isso, as cabras dos produtores recebem o embrião, gerando uma cabra com qualidade melhor.

De acordo com o professor, a técnica já existe, a diferença é a utilização dessa biotecnologia a serviço da comunidade de baixa renda. Uma cabra oriunda dessa fecundação pode, por exemplo, ter  um aumento de até 300% de carne por dia. Além disso, o tempo que um produtor levaria, com investimento financeiro, para desenvolver um animal com essa qualidade chegaria a oito anos e, com a técnica, a redução temporal é de seis meses.

“É um entusiasmo muito grande, do ponto de vista acadêmico, pois a gente vê que é possível desenvolver um trabalho que possa transformar a realidade local. Então, é muito bom saber que a Uesb pode disponibilizar esse resultado”, pontua Cruz.

O trabalho é realizado em parceria com o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bruno Bastos, e também com o médico veterinário Thiago Feitosa. “Essa parceria entre Uesb e Ufba permite que a tecnologia de ponta chegue ao produtor, tornando acessível o que, muitas vezes, não tem condição de adquirir”, defende Bastos.

Fonte Governo da Bahia




MAIS NOTÍCIAS





PARCEIROS